Naquela semana já __________ havido três assaltos a estabelecimentos.
O verbo haver, quando usado com significado de “existir”, é um verbo impessoal. Assim, independentemente de se tratar de uma forma simples ou composta, só se usa na 3.ª pessoa do singular. Por isso, quando verbos como “ter” servem de auxiliar ao verbo haver ficam na 3.ª pessoa do singular.
Assim:
Naquela semana já tinha havido três assaltos a estabelecimento.
De António Almeida a 29 de Julho de 2008 às 04:55
Gostava que me esclarecesse acerca da frase..." eu vou ir a Lisboa em breve"...a expressão "vou ir" usa-se em bom português?
Obr
De
PN a 30 de Julho de 2008 às 00:28
António, "vou ir" é uma expressão incorrecta porque está a utilizar duas vezes o verbo "ir". Eu vou a Lisboa será a forma correcta.
De
PL a 29 de Julho de 2008 às 21:02
Antes de mais não posso deixar de lhe agradecer pela criação deste blogue. Em segundo lugar gostava de lhe propor uma questão relativamente à forma correcta como a palavra "menu" deve ser pronunciada. Será "ménu" ou "menú"?
Percorri todo o blogue a "estudar" e para melhor escrever, por isso, mais uma vez, obrigado.
esta é uma duvida que tenho às vezes, se estiver a escrever.
vamos lá aver se desta vez decoro!
Comentar post