google.com, pub-7363809219244122, RESELLER, f08c47fec0942fa0

Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Português Correcto

Blog interactivo onde se pretende dar resposta a questões sobre o português falado e/ ou escrito

Pneu sobressalente ou pneu sobresselente

 

 - Os automóveis devem trazer sempre um pneu sobressalente.

 
A frase está correta?
 
A resposta é afirmativa porque as formas “sobressalente” e “sobresselente” são ambas corretas em língua portuguesa. A diferença está no facto de em Portugal se usar a palavra “sobresselente” e no Brasil se usar “sobressalente”. 
Segundo o Dicionário Eletrónico Houaiss, "sobresselente" ou "sobressalente" designa aquilo «que ou o que sobressai ou sobeja»; «que ou o que está a mais e é próprio para suprir faltas»; e, ainda, «que se tem de reserva para substituir outro avariado ou gasto pelo uso (diz-se de acessório ou peça)». Neste contexto, podemos referirmo-nos portanto a "pneu sobresselente" ou a "pneu sobressalente" quando mencionamos o pneu extra que os carros possuem para procedermos à substituição de um dos quatro principais, independentemente deste se encontrar colocado na retaguarda do veículo, como vemos na foto do carro honda, ou na mala do carro, ou ainda noutro local do automóvel consoante a marca e o modelo do veículo.
Assim, apesar de em Portugal ser mais usual o uso do termo “sobresselente”, não se pode considerar incorreta a palavra “sobressalente”, uma vez que se tratam de variantes da mesma palavras. Este facto não é incomum e temos inúmeros casos de duplas grafias aceites que correspondem a variações de pronúncia, por exemplo, ouro e oiro ou costoleta e costeleta.
Não se esqueça, portanto, que estas são as utilizações mais comuns:
 
- Os automóveis devem trazer sempre um pneu sobresselente. (Portugal)
- Os automóveis devem trazer sempre um pneu sobressalente. (Brasil)

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.