Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Em Português Correcto

Blog interactivo onde se pretende dar resposta a questões sobre o português falado e/ ou escrito

Esclarecimentos e novidades

Quando em 2006 iniciei este blogue (noutro endereço e com outro título) nunca imaginei que despertaria o interesse de tantas pessoas, nem que teria um alcance mundial, sendo lido em locais distantes como o Japão. Consciente de que este espaço é visitado por mais de 1000 pessoas por dia, senti que já era tempo de dirigir algumas palavras aos interessados leitores.

Em primeiro lugar, considero que é importante dar-vos algumas informações sobre a responsável por este blogue. Chamo-me Paula Nogueira, sou portuguesa e professora de Português. Sou licenciada em ensino de Português e Francês e mestre em ensino de Português e Espanhol. O meu gosto pelo ensino esteve sempre ligado a uma paixão muito maior: a de aprender. E, consciente de que não sei nem nunca saberei tudo, decidi criar este espaço para partilhar as minhas dúvidas, as minhas descobertas e as minhas observações relativamente ao uso da língua portuguesa. Os erros mais frequentes que encontrava nos trabalhos escritos dos meus alunos foram o ponto de partida para a redação de alguns artigos, mas a paixão de ensinar levou-me a desejar que este fosse um espaço para todos os que quisessem aprender e, humildemente, coloquei os meus serviços à disposição de quem o desejasse. Contudo, como já devem ter reparado, nem sempre este espaço foi atualizado de forma sistemática e, também nem sempre, consegui atempadamente dar resposta às perguntas que me foram colocando via correio eletrónico. Estes factos estiveram relacionados com os momentos em que estive mais ocupada profissionalmente. E devo confessar que, infelizmente para mim, as alturas de maior proliferação deste blogue coincidiram com os períodos em que não obtive colocação como professora ou apenas um horário parcial. Assim, quero pedir desculpa a quem me escreveu e não obteve resposta e a quem visita regularmente este espaço e não encontrou nenhuma atualização.

Em segundo lugar, também queria esclarecer que adotei o Acordo Ortográfico de 1990, pois sendo este um espaço visitado pela comunidade estudantil e tendo o Ministério da Educação tornado obrigatório o seu uso, considero que era uma obrigação minha aplicá-lo nos meus artigos. Contudo, ressalvo que alguns artigos mais antigos ainda não estão atualizados. Estou a revê-los e a reformulá-los, mas como são mais de 250, esta é uma tarefa que ainda vai levar algum tempo.

Em terceiro lugar, quero relembrar que os comentários são moderados por mim. Esta opção deveu-se a, infelizmente, nem todas as pessoas fazerem uso deste espaço com educação. Não censuro comentários com erros ortográficos ou de outra natureza e agradeço aqueles que me têm chamado à atenção para algumas falhas da minha parte.

Por último, quero anunciar-vos que, depois da criação da página de Facebook (https://www.facebook.com/pages/Em-Portugu%C3%AAs-Correto/136377876542069), que já ultrapassou os 1300 fãs, podem ficar a par das novidades do blogue através do twitter (@port_correcto) e através do vosso email, bastando subscrever o serviço de notícias (newsletter) que encontram no separador da direita. Claro que também podem continuar a enviar dúvidas através do endereço portuguescorrecto@gmail.com, que procurarei responder com a maior brevidade possível.

Obrigada pelas vossas visitas e continuem a interessar-se por escrever e falar em português correto.

10 comentários

Comentar post